domingo, 12 de abril de 2009

Book@Junho

Título: Sensibilidade e bom Senso, de Jane Austen
Sinopse: Sensibilidade e Bom Senso, o primeiro livro de Jane Austen, publicado em 1811, conta a alegre e satírica história de duas irmãs. A instintiva e apaixonada Marianne e a sensata e mundana Elinor. Embora o coração impaciente de Marianne a deixe vulnerável aos males de amor, as qualidades opostas de Elinor também não a protegem dos problemas emocionais. Sensibilidade e Bom Senso - um retrato psicológico e social da pequena-burguesia do século XVIII. (in Wook)

Curiosidades: não tendo sido o primeiro livro a ser escrito por Jane Austen, acabou por ser o primeiro a ser publicado.

Jane Austen divide o protagonismo deste livro entre duas irmãs: Marianne e Elinor. Marienne é sensível, romântica, amante de todas as formas de arte, não consegue fingir comportamentos e acredita que não há lugar para um segundo grande amor na vida das pessoas. Elinor, o oposto da irmã, é sensata, circunspecta, polida e vive com os pés bem assentes na terra.

Com a morte do pai, Elinor, Marianne e a sua irmã Margaret, juntamente com a mãe, vêm-se forçadas a deixar a casa de família, herdada agora pelo irmão mais velho, e irem viver para o campo. Já em Barton, Marianne conhece o seu vizinho John Willoughby e apaixona-se. Elinor, a irmão mais velha, tem o seu coração ocupado por Edward Ferrars. Ambas sofrem partidas do destino, mas é nestes momentos que os laços que unem as irmãs falam mais alto. À medida que a história avança, apercebemo-nos que as desilusões e contrariedades da vida acabam, lentamente, por modificar o temperamento das duas irmãs.

A base do livro é a família e todas as alegrias e tristezas que desta podem advir: a cumplicidade das irmãs, o amor de mãe para filhas, um irmão interesseiro e egoísta e uma cunhada azeda e antipática.
Numa sociedade de falsas aparências, não podiam faltar os casamentos arranjados, cujo principal objectivo é acumular riquezas e manter as fachadas. Aquele que está disposto a desafiar a família e viver um amor proibido, resta-lhe ser deserdado e ser deixado à sua mercê.

O livro é de fácil leitura e devora-se em pouco tempo. O meu exemplar é da colecção "Clássicos da Literatura Universal", edição book.it, e deixou muito, muito a desejar. A certa altura deixei de contar os erros, de entre os quais destaco: erros ortográficos (ex: caçasse, de caçar em vez de casasse, de casar), falsas quebras de linhas criando falsos parágrafos, diálogos não identificados, faltas de espaço entre palavras (ex: estarem, quando dizer ser "estar em"), etc. O preço do livro é meramente simbólico (5.00€, se não me engano...), no entanto, não compensa porque dificulta imenso a leitura.

Book@Julho:
a segunda metade do desafio inicia-se com o meu terceiro livro de Gabriel García Márquez. Apresento-vos, Crónica de uma Morte Anunciada.

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP