terça-feira, 14 de junho de 2011

A Guerra dos Tronos

Título original: A Game of Thrones
Género: Fantasia
Autor: George R. R. Martin
Ano: 1996

Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo. (in Wook)

Robert Baratheon, casado com Cersei Lannister, rei e senhor dos Sete Reinos, desloca-se a Winterfell para fazer do seu amigo Eddard Stark, senhor do Norte, a Mão do Rei. Reticente, Ned acaba por aceitar a posição e leva Sansa e Arya para a sua nova jornada, deixando Catelyn e os restantes filhos no norte. Sempre atento aos Lannisters e às excentricidades do seu rei e amigo, Ned acaba por tomar decisões que não agradam o rei e seus conselheiros e descobrir o segredo que irá mudar para sempre a sua vida e a da sua família.

Possuo um entendimento realista das minhas forças e fraquezas. A mente é a minha arma. Meu irmão tem a sua espada, o Rei Robert, o seu martelo de guerra, e eu tenho a mente…uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar se quisermos que se mantenha afiada. É por isso que leio tanto, Jon Snow.
Apesar de não ser uma entusiástica da literatura fantástica, adorei este livro e, a bem da verdade, não achei que tivesse assim muitos elementos fantásticos (se bem que ainda vou no início da série).

Este é o livro da apresentação dos personagens principais e das diferentes frentes da história.
Falando em personagens, não posso deixar de realçar a riqueza das personalidades, vivências e histórias: um Ned leal e amigo do seu rei, um Robert excêntrico, uma Cersei matreira, um Jon bastardo, um Tyrion anão, uma Sansa apaixonada, uma Arya maria-rapaz, uma Catelyn matriarca e corajosa, uma Daenerys khalessi, um Drogo guerreiro, etc.
Gostei do facto de cada capítulo ser contado na perspectiva de um personagem diferente, com este a desempenhar o papel principal na trama.

A acção desenrola-se na Muralha de Gelo, no Leste e nos Sete Reinos. No primeiro set, estão os protectores da muralha, homens livres que juraram protegê-la e homens que estão a cumprir penas por este ou aquele crime. No Leste, estão os Targaryen, Viserys e a irmã Daenerys, que casa-se com Drogo e junta-se à grande família dos Dothraki. Nos Sete Reinos, decorrem as intrigas e histórias da corte do rei Robert Baratheon, os esquemas dos Lannisters e as vivências dos senhores de Winterfell.

Personagens favoritos: Arya, Tyrion e Jon.
Detalhe delicioso: os lobos dos filhos de Lorde Eddard Stark: Vento Cinzento (Robb), Fantasma (Jon Snow), Lady (Sansa), Nymeria (Arya), Verão (Bran) e Cão felpudo (Rickon). Para além de serem o símbolo da casa Stark, os lobos acabam por criar laços muito fortes com os seus respectivos donos.
Mais valia: dada a quantidade de casas, lemas e senhores achei que o resumo, presente nas últimas páginas do livro, foi muito bem conseguido.

Comecei a ler o livro por causa da série e do burburinho que causou na minha timeline do twitter e considero que foi uma aposta mais que ganha.
(4/5)

2 Comentário(s):

Kris 5:59 da tarde, junho 15, 2011  

Adorei a tua review Mary, está 5* :)

Mary 6:12 da tarde, junho 15, 2011  

Kris, obrigada.
Tive imenso tempo para escrevê-la e confesso que ter visto a série ajudou bastante.
:-)

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP