quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Os Pilares da Terra - Volume I

Título original: The Pillars of the Earth
Género: Romance histórico
Autor: Ken Follett
Ano: 1989

Sinopse: Do mesmo autor do thriller "A Ameaça", chega-nos o primeiro volume de um arrebatador romance histórico que se revelou ser uma obra-prima aclamada pela comunidade de leitores de vários países que num verdadeiro fenómeno de passa-palavra a catapultaram para a ribalta. Originalmente publicado em 1989, veio para o nosso país em 1995, publicado por outra editora portuguesa, recuperando-o agora a Presença para dar continuidade às obras de Ken Follett. O seu estilo inconfundível de mestre do suspense denota-se no desenrolar desta história épica, tecida por intrigas, aventura e luta política. A trama centra-se no século XII, em Inglaterra, onde um pedreiro persegue o sonho de edificar uma catedral gótica, digna de tocar os céus. Em redor desta ambição soberba, o leitor vai acompanhando um quadro composto por várias personagens, colorido e rico em acção e descrição de um período da Idade Média a que não faltou emotividade, poder, vingança e traição. Conheça o trabalho de um autêntico mestre da palavra naquela que é considerada a sua obra de eleição. (inWook)

Tom, Philip e William são os protagonistas principais desta história. Tom, também conhecido como Tom Pedreiro, sonha com o dia em que contruirá uma catedral. No entanto, uma esposa grávida e 2 filhos precisam de sustento e é durante este processo que se cruza com Philip.
Philip é um jovem monge que acaba de ser nomeado Prior de Kingsbridge, um priorado com uma administração deficiente e desleixada. O jovem Prior, que já deu provas de saber administrar e tirar o melhor proveito de um mosteiro e seus monges, tem uma tarefa muito mais complicada em mãos: aprender os jogos da política. A política, ganância e poder colocam Philip no caminho de William.
Após ter sido rejeitado por Aliena, William torna-se num jovem amargo, cruel e disposto a fazer tudo para conquistar a sua vingança.
Tendo como mote a construção da catedral de Kingsbridge, juntam-se a estes três homens, uns contra e outros a favor, personagens como a bela e viúva Ellen e o seu filho Jack, a Eliena e o seu irmão Richard, o bispo Waleran, a mãe de William, Remigius, Reis e pretendentes ao reino, monges, santos, etc.

─ E é também o dia do martírio de Santo Adolfo. O Senhor enviou um nascer do sol para que pudéssemos orientar a igreja no dia do nosso santo patrono. Não lhe parece um bom sinal?
Tom sorriu. A experiência já lhe ensinara que, na indústria da construção, a qualidade do trabalho era mais importante que os bons auspícios. Mas não deixou por isso ficar contente por Philip ─ Sim, de facto ─ assentiu ─ É um óptimo sinal.
Dividido em dois, este é o volume no qual Ken Follett apresenta-nos alguns dos principais personagens, enquadra-os no enredo que irá tecer, constrói personalidades, desvenda o passado de alguns e entrelaça as suas vidas de forma a contar a história sobre a conturbada e sangrenta construção de uma catedral.

Um grupo de personagens intrigantes envoltos num enredo estimulante, inteligente, misterioso e cheio de suspense. A narrativa é fluída e, como a história prolonga-se por vários anos anos, acompanhamos o crescimento dos personagens e presenciámos o acentuar do carácter, levando-nos a amá-los ou odiá-los com todas as forças.

Uma história sobre amor, conspirações, amizade, guerras, realizações, traições, poder, conquistas, sofrimento, fé, ganância, vingança, crueldade, etc.
(4/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP