segunda-feira, 7 de maio de 2012

A Aia da Rainha

Título original: The Queen's Lady
Género: Romance Histórico
Autor: Barbara Kyle
Ano: 2008

Sinopse: Na melhor tradição de Philippa Gregory, chega-nos agora um apaixonante romance histórico situado no tempo de Henrique VIII. Londres, 1527. Casar ou servir: Para Honor Larke, a escolha é clara: Pouco disposta a morrer de tédio como esposa obediente, ela deixa a casa do seu tutor, o brilhante sir Thomas More, e torna-se aia da rainha Catarina de Aragão. Um cargo onde aprenderá muita coisa, dado que terá de conviver com o orgulho, a paixão, a ganância, e ainda a consciência de um rei, que anseia desesperadamente pelo divórcio, a fim de poder casar-se com a ousada Ana Bolena. Honor, aia e fiel amiga de Catarina de Aragão, não pode compactuar com o ultraje que é feito à rainha e voluntaria-se para ser portadora de cartas desta para os seus aliados. No meio desta intriga palaciana Honor fica subitamente na posse de um segredo que pode destruir um reino e a sua futura rainha… (in Wook)

Durante os seus muitos encontros com o Sir Thomas More, a Rainha Catarina de Aragão, esposa do Rei Henrique VIII, conhece e simpatiza com a orfã protegida de More, Honor Lake. A rapariga já está na idade de aceitar uma das muitas propostas de casamento que vem recebendo, mas prefere antes aceitar o convite de Catarina para fazer parte do seu grupo de aias pessoais.
Na corte de Henrique III vivem-se dias conturpados com o Rei a tentar a todo o custo anular o seu casamento com Catarina e assim poder casar-se com Ana Bolena.
Honor torna-se amiga da Rainha e quando oferece-se para ajudá-la na questão da anulação do casamento, vê-se envolvida num mundo de intrigas, mentiras, traições, trapaças, jogos de poder, injustiças e acaba seguindo um caminho com um difícil retorno.

- Sir - disse Honor, sem conseguir conter-se -, pense no seguinte. Se o homem criou o conceito de imortalidade com o simples fito de apaziguar o seu medo da morte, teremos de perguntar se outras crenças não serão também meros produtos da sua imaginação. Se as histórias relativas ao céu e ao inferno que nos foram narradas por gerações de clérigos e legisladores não se destinariam apenas a manter os cidadãos no bom caminho.
Barbara Kyle conta uma história ficcionada, mas também faz uso de acontecimentos reais sobre a corte de Henrique VIII. Cria personagens ficcionadas e mistura-as com as reais num enredo repleto de suspense, intrigas, crueldade, injustiças, mas também de luta e esperança.

Honor, uma das personagens criadas por Kyle, é uma rapariga mulher com ideias fixas e um sentido de justiça que ultrapassa todas as barreiras. Acompanhamos o seu crescimento ao longo da narrativa, partilhando as suas dores, alegrias e a enorme vontade de lutar e fazer justiça em nome daqueles que não têm uma voz capaz de ser ouvida.

Honor Lake é o núcleo do enredo e as outras histórias giram à volta dela, seja quando está com a sua Rainha, quando conspira com Thomas Cromwell, quando se serve de Richard Thornleigh para ajudar os outros ou quando, nas suas grandes discussões com More e outros personagens, questiona a posição da igreja sobre determinados assuntos, bem como a aplicação das leis religiosas, na maior parte das vezes, por padres gananciosos que apenas têm em mente o dinheiro, e consequentemente, o poder.

As histórias que envolvem acontecimentos passados na corte do Rei Henrique VIII despertam-me uma enorme curiosidade, interesse e algum fascínio.
(4/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP