domingo, 24 de junho de 2012

A Rapariga que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo

Título original: Flickan som lekte med elden
Género: Romance Criminal
Autor: Stieg Larsson
Ano: 2006

Sinopse: Neste segundo volume da trilogia Millennium, Lisbeth Salander é assumidamente a personagem central da história ao tornar-se a principal suspeita de dois homicídios. A saga desenvolve-se em dois planos que se complementam e só a solução do primeiro mistério trará luz ao segundo:  Há que encontrar os responsáveis pelo tráfico de mulheres para exploração sexual para se descobrir por que razão Lisbeth Salander é perseguida não só pela polícia, mas por um gigante loiro de quem pouco se sabe (in Wook)

Enquanto Lisbeth Salander aproveitou  o sucesso do caso Wennerstrom para viajar para os mais diferentes destinos, Mikael Blomkvist  voltou para à revista Millennium e vive dos louros e protagonismo que ganhou com o caso e com o livro que então publicara.
Quando duas pessoas, actualmente ligadas à investigação sobre casos de tráfico e exploração sexual de mulheres a decorrer na revista Millenniumsão assassinadas e a Lisbeth Salander é considerada a principal suspeita, os caminhos dos dois protagonistas voltam a cruzar-se.
Uma corrida contra o tempo para encontrar os verdadeiros culpados e assim provar a inocência de Salander...

O círculo fechara-se. Bjurman atacara a sua pupila. Tratara-a como se ela fosse uma rapariga indefesa, mentalmente deficiente. Mas Lisbeth Salander era tudo menos indefesa. (...)
Lisbeth Salander era a mulher que odiava os homens que odiam as mulheres.
Decorrido um ano sobre o último encontro dos protagonistas, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander voltam para mais uma história de investigação. Neste volume, embora Blomkvist  represente um papel muito importante, o foco principal é a Salander.

No primeiro volume conhecemos uma Salander com uma personalidade complicada, que vive mediante as suas regras, mas cujo comportamento indicava a existência de algum segredo no seu passado. Neste volume, Larsson desvenda o segredo e leva-nos a conhecer a criança/adolescente para podermos melhor compreender as acções da jovem.

Mais um enredo muito bem montado, onde não faltou a componente de investigação policial, com um caso de "caça à mulher", repleto de muito suspense e que ainda deixa um tema para reflexão. Com a investigação da revista, o autor mostra os meandros, a gravidade, a violência, os medos, as consequências e as várias partes envolvidas no tráfigo e exploração sexual das mulheres.

Mais uma leitura ganha. Que venha o terceiro volume e só tenho pena que seja o último.
(4/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP