quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A Filha do Rei

Título original: The Key to Rebecca
Género: Romance Histórico
Autor: Barbara Kyle
Ano: 2009

Sinopse: A Filha do Rei é o segundo volume da série Thornleigh e, tal como o primeiro livro da autora publicado em Portugal, A Aia da Rainha, é um romance histórico situado no tempo de Henrique VIII. O novo romance de Barbara Kyle passa-se na Inglaterra dos Tudor, durante o reinado de Maria I, a rainha sanguinária (Bloody Mary, em inglês) e revela dados inéditos sobre este conturbado período da história europeia. No livro, a autora levanta a possibilidade de a soberana ter queimado os ossos de Henrique VIII, seu pai, criando assim a dúvida se de facto este está sepultado onde se crê estar. Rico em detalhes de uma época pródiga em episódios e personagens fascinantes, A Filha do Rei não poupa o leitor a imagens cruas e impressionantes sobre o cárcere de famílias inteiras, sobre alianças maquiavélicas em torno do poder e sobre a luta de uma mulher pelo futuro de uma nação... Isabel I. (in Wook)

A filha do Rei Henrique VIII, Maria, é a nova ocupante do trono de Inglaterra e a sua principal missão é recuperar a influência da igreja católica que o falecido pai enfraqueceu durante os seus últimos anos de reinado.
A seu lado, a Rainha tem um grupo de aliados dispostos a agradar a soberana até às últimas consequências, mas, a cada dia que passa, a força dos rebeldes, encabeçados por sir Thomas Wyatt, ganha mais apoios ameaçando destronar a rainha sangrenta.
Entre os que a apoiam, sedentos de poder, terras e dinheiro, e os que a contestam, pela liberdade e direito de escolha religiosa, quem serão os vitoriosos?

A porta da casa do porteiro continuava aberta. Carlos respirou fundo e entrou. Lá dentro, um homem grisalho com uma grande argola de chaves na mão preparava-se para trancar. Carlos sabia que aquela era a sua última oportunidade. Não ficaria de fora. Pôs um pé entre a porta e a soleira. O homem olhou para ele - velho, sujo, fraco. Ficaram os dois sozinhos na sala.
A Carlos bastava-lhe entrar.
(extracto retirado da pág. 248)

O desenrolar desta meada tem o seu início no livro a Aia da Rainha, acompanhando Honor Lake, Richard Thornleigh e um grupo de pessoas com coragem suficiente para fazer frente ao regime do Rei Henrique VIII e ajudar as pessoas perseguidas a fugirem de uma morte certa.
Nos dias que correm, o trono tem outro ocupante, mas a mesma insegurança. A Rainha Maria começou a sua cruzada e está disposta a fazer tudo para restituir o catolicismo na Inglaterra o que implica perseguir todas as pessoas que renunciaram a igreja católica durante aquele que ela considera ter sido o período de loucura do pai.

Honor e Richard voltam a desempenhar um papel importante nesta história, mas o papel principal está reservado à filha de ambos, Isabel, uma jovem de fortes convicções, como a mãe, e que também está disposta a correr riscos para ajudar os perseguidos. A Isabel junta-se o noivo Martin St. Leger e o mercenário espanhol Carlos que desempenhará um papel fulcral no crescimento e tomadas de decisões da personagem.

Barbara Kyle cria personagens novos e junta-os aos já nossos conhecidos do livro anterior para contar mais uma história emocionante e, desta vez, muito mais sangrenta e perigosa, ocorrida durante o reinado da Rainha Maria.
Mais um excelente capítulo da vida ficcionada dos Tudors, onde não faltam personagens corajosas e únicas, guerras e estratégias militares, romances e amizades, lealdade e traições, valentias e cobardias, sofrimento e alegria, vitórias e derrotas, injustiças e mortes... Um doce para quem gosta de romances históricos.
(4/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP