terça-feira, 7 de maio de 2013

Peito Grande, Ancas Largas

Título original: 丰乳肥臀
Género: Romance
Autor: Mo Yan
Ano: 1996

Sinopse: O presente romance, publicado na China em 1995, causou grande controvérsia. Algum conteúdo de teor sexual e o facto de não retratar uma versão da luta de classes consentânea com os cânones do Partido Comunista Chinês, obrigaram Mo Yan a escrever uma autocrítica ao seu próprio livro, e, mais tarde, a retirá-lo de circulação. Ainda assim, inúmeros exemplares continuam a circular clandestinamente.Num país onde os homens dominam, este é um romance épico sobre as mulheres. Sugerido no próprio título, o corpo feminino serve como imagem e metáfora ao livro. A protagonista nasce em 1900 e casa-se com 17 anos. Mãe de 9 filhos, apenas o mais novo, é rapaz. Jintong é inseguro e fraco, contrastando com as 8 irmãs, fortes e corajosas. Cada um dos 6 capítulos representa um período, desde o fim da dinastia Qing, passando pela invasão japonesa, à guerra civil, à revolução cultural e aos anos pós Mao. Um romance que percorre e retrata a China do último século através da vida de uma família em que os seres verdadeiramente fortes e corajosos são as mulheres. (in Wook)

A minha segunda irmã afastou então as pernas, dobrou-se pela cintura, e largou a correr, descrevendo um círculo completo. Os seus membros eram flexíveis como o ramo do salgueiro, os seus passos serpentes ondulando entre espigas finas. Era uma noite sem vento e, porém de um frio penetrante, mas a minha irmã trazia apenas roupa fresca. A mãe olhava pasmada; o corpo da minha irmã desenvolvera-se depressa depois de ela comer a enguia; tinha os seios como duas pêras, graciosamente torneados, e viria a perpetuar, sem dúvida, a tradição gloriosa das mulheres Shangguan, todas com peito grande e anca larga.
(extracto retirado da pág. 163)

A principal dificuldade desta leitura está relacionada com os nomes dos personagens. Durante a leitura de um qualquer livro, sigo um processo de conhecimento e reconhecimento dos personagens: dou-lhes uma cara e um corpo, com base nos seus nomes. No caso desta leitura, em que os personagens têm todos nomes chineses, muito parecidos uns com os outros, foi muito complicado seguir o processo normal e assim poder seguir a história de cada um dos personagens. É certo que os principais e mais mencionados acabam por ficar-nos na memória, mas os outros integrantes acabaram por passar um bocado ao lado, prejudicando a compreensão dos seus papeis na história.

O enredo conta a história de uma família chinesa, onde as mulheres são os pilares e as principais responsáveis pela dinâmica familiar e o bom funcionamento do lar, tendo como pano de fundo tempos de guerras, sofrimento, tradições ancestrais, mas onde também não faltam sentimentos como amor, sexo, lealdade e valentia.
Em casa dos Shangguan, vive a matriarca e os seus 9 filhos: 8 mulheres e um rapaz. A longo da história, outros personagens vão interagindo com a família, na forma de maridos, amantes ou pretendentes, heróis de guerra ou vilões.

Um livro que deixou-me com vontade de ler outra obra de Mo Yan.
(3/5)

1 Comentário(s):

Isabel Mendes 5:14 da tarde, maio 08, 2013  

Tb já li há algum tempo e tive exactamente a mesma dificuldade: os nomes custam a entrar :)

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP