terça-feira, 17 de junho de 2014

A Rainha Branca

Título original: The White Princess
Género: Romance histórico
Autor: Philippa Gregory
Ano: 2013

Sinopse: a história do primeiro volume de uma nova trilogia notável desenrola-se em plena Guerra das Rosas, agitada por tumultos e intrigas. A Rainha Branca é a história de uma plebeia que ascende à realeza servindo-se da sua beleza, uma mulher que revela estar à altura das exigências da sua posição social e que luta tenazmente pelo sucesso da sua família, uma mulher cujos dois filhos estarão no centro de um mistério que há séculos intriga os historiadores: o desaparecimento dos dois príncipes, filhos de Eduardo IV, na Torre. (in Wook)

Ela é Melusina, a deusa da água, e pode ser encontrada em fontes e quedas-d'água escondidas em qualquer floresta da cristandade, mesmo naquelas que ficam tão distantes como a Grécia. Também se banha em fontes mouriscas. Nos países do Norte, onde os lagos estão cobertos de gelo e este estala quando ela se levanta, conhecem-na por outro nome. Um homem pode amá-la, se mantiver o seu segredo e a deixar sozinha quando deseja banhar-se, e ela pode retribuir-lhe esse amor até ele quebrar a sua palavra, como os homens sempre fazem, e ela o arrastar para as profundezas, com a sua cauda de peixe, e transformar o sangue infiel dele em água.
(extracto retirado da pág. 8)

O género, um dos meus favoritos, por si só já garante à leitura pelo menos um ponto positivo. A presença de mulheres fortes, decididas e que acabam sempre por levar as suas avante, quer motivadas pelo amor ou pelo ódio. A época, pré-Tudor, que ainda não tinha tido oportunidade de ler e sobre a qual não conhecia nenhum pormenor. O desaparecimento dos dois príncipes da torre. A história da Melusina, a deusa da água, a "responsável" pelos dotes mágicos das mulheres da família Rivers.

Uma leitura monótona e cheia de repetições. A descrição das batalhas, conspirações, conquistas e derrotas sempre na mesma nota deixando o leitor com a sensação que só estão lá para encher mais uma páginas do livro. A autora podia ter aprofundado mais sobre a vida e os dotes da Melusina.

Ainda que não tenha sido uma leitura arrebatadora, não quero deixar a história a meio e faço tensões de ler os outros dois volumes.
(3/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP