sexta-feira, 25 de maio de 2012

A Rainha Predileta

Título original: The Favored Queen
Género: Romance Histórico
Autor: Carolly Erickson
Ano: 2011

Sinopse: Filha de uma família nobre e ambiciosa, Jane Seymor é enviada como aia de Catarina de Aragão, a mulher de Henrique VIII. Muito dedicada à rainha, é com tristeza que Jane assiste às manipulações de Ana Bolena para se tornar rainha, que incluem o homicídio de alguém que sabia um segredo seu. Também Jane se torna vítima do ódio de Ana quando esta descobre o interesse do rei pela aia. Como Ana Bolena não lhe consegue dar filhos, o rei pede a Jane que seja a sua próxima rainha. Dividida entre o seu coração e a lealdade ao rei, Jane tem uma difícil escolha a fazer. (in Wook)

Jane Seymor, actualmente na corte a servir como aia da Rainha Catarina de Aragão, é uma rapariga muito dedicada à sua raínha. Devido ao seus temperamento, é ela que tenta manter a paz entre Ana Bolena, a actual amante do Rei, e as restantes aias de Catarina, enquanto presencia todas as manipulações dos apoiantes do Rei na tentativa de anular o seu casamento com a Raínha.
Henrique VIII, a viver dias conturbados com Ana, vira as suas atenções  para Jane e esta torna-se na sua confidente e amiga. No entanto, é quando o Rei lhe pede para ser a sua próxima raínha que Seymor vê-se entre a espada e a parede.

- Pelos vossos pecados, ó rei, e pelos pecados da vossa amante Jezebel, o Senhor enviará pragas sobre a Inglaterra. Primeiro virá uma praga de rãs - Ouvi arquejar à minha volta. - Depois virá uma praga de piolhos e de moscas. Depois o Senhor enviará uma grande doença, e muito gado morrerá, e cavalos também, e a doença perdurará até que toda a carne humana esteja coberta de forúnculos e toda a terra esteja afetada para lá de qualquer tolerância.
Tendo em conta que li há poucas semanas e, mais que isso, adorei A Aia da Rainha, também este uma recriação ficcionada da corte de Henrique VIII, a presente obra provou ser uma completa desilusão. Pode ser injusto, mas não há como não comparar os dois livros. Se no primeiro Barbara Kyle teve a capacidade de recriar um enredo credível e original, o mesmo não se pode dizer em relação à Carolly Erickson.
 
O foco da presente obra é Jane Seymor, aia da Rainha Catarina de Aragão, terceira mulher do Rei Henrique VIII e aquela que veria a dar-lhe o tão esperado e desajado filho varão. A Jane de Erickson não convence. De rapariga delicada e toda calminha a mulher fogosa e capaz de entregar-se antes do casamento devido a uma paixão arrebatadora, fica a faltar a ponte que une estas duas mulheres. A personagem podia ter sido melhor explorada.

O enredo é fraco e não há nada que fica como ponto marcante ou como referência da história. Tendo em conta que muito já foi escrito sobre a corte de Henrique VIII, a opção de escrever mais um livro sobre o tema deve ser feita com vista a trazer algo de original e estimulante.

In my humble opinion, A Rainha Predileta é apenas uma história light sobre a corte de Henrique VIII que não acrescenta nada.
(2/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP